Aprenda como funciona o Transferwise e a conta Borderless, uma alternativa para fugir das taxas de câmbio abusivas.

Transferwise é uma maneira barata, rápida e segura para transferir dinheiro do Brasil para o exterior e ao contrário também! E tudo pode ser feito pelo seu smartphone, através do aplicativo deles. Foi a melhor forma que eu encontrei para contornar as taxas altíssimas de IOF.

Para transferir dinheiro para o exterior para você mesmo, em caso de uma viagem longa ou até mesmo morando fora tem uma solução muito bacana, é o banco N26, clique aqui para ler um post sobre isso) OU você pode fazer a própria conta bancária do Transferwise que é a conta BORDERLESS, que é possível abrir tendo endereço em 28 países (mas infelizmente ainda não abrange Brasil).

Antes de realizar sua transferência internacional você pode fazer simulações no site deles, ou no app e verificar antes de realizar a geração do boleto o valor cambial do euro (ou da moeda desejada) e qual vai ser a taxa de comissão cobrada (que é MUITO mais baixa que a cobrada por bancos comuns ou corretores).

 

 

IMPORTANTE: essa plataforma gera um boleto com o valor que você quer transferir de um país para outro, portanto NÃO se esqueça de autorizar no seu banco no Brasil pagamento de boletos online, e desbloqueie também os valores mais altos para esses boletos, para que você não precise ficar fazendo boletos pequenos no Transferwise e pagando taxas sem necessidade. Imagine que você estará longe do Brasil precisando realizar essas transações e seu banco só autoriza pessoalmente ou com uma ligação para sua agência (que não seria algo barato).

E OS IMPOSTOS?

No contrato assinado virtualmente com o TransferWise tem a seguinte cláusula, na qual explica toda a situação: (clique aqui para ter acesso ao contrato completo, em português)

“11. LIMITES DE PAGAMENTO

O limite máximo de transação é de R$9.000,00 para uma Transferência única ou Transferências múltiplas agregadas dentro do mesmo mês civil.

14. IMPOSTOS

14.1 De acordo com os Regulamentos Brasileiros, este tipo de transferência requer um imposto nas transações financeiras (Imposto sobre Operações Financeiras – IOF) de 0.38% sobre a quantia total paga por você. Sendo assim, nós iremos reter a quantia equivalente, declarar e pagar o imposto sob seu CPF às autoridades de impostos correspondentes, i.e. Receita Federal.

14.2 Devido aos limites mencionados na seção 11 acima, outros impostos como IRF estão isentos. Contudo, se impostos adicionais são aplicados devido à sua situação financeira pessoal e atividades econômicas, você é responsável por declará-las e cumpri-las.”

 

O QUE É A CONTA BORDERLESS?

A conta borderless, que vem com um cartão de débito (este ainda esta em fase de testes e por isso somente alguns clientes receberam convite para possuir o mesmo, em breve todos poderão obter – mediante cadastro prévio).

É uma conta global e multimoeda gratuita, para pagar e receber valores no exterior com o câmbio MUITO mais barato que os bancos “normais”, disponível atualmente em 28 moedas, podendo receber o dinheiro em USD, EUR, GBP e AUD, sem taxas. Para abrir a sua é fácil, basta ter um e-mail, ser maior de 18 anos e seguir o passo a passo dado no site, clique aqui para acessar diretamente a tela de início ao cadastro. E se você é cliente Transferwise, basta aderir a conta dentro do seu aplicativo e seguir para finalizar o cadastro.

Funciona assim, você faz sua conta no aplicativo e confirma dados de segurança, pra isso que você tem que enviar foto ou PDF (scanner) do seu passaporte ou ID (documento de identidade com foto autorizado e vigente pelo país onde você mora), o próximo passo é escolher o motivo de utilização da conta (eles vão te dar uma lista de opções pra você selecionar), feito isso eles vão pedir que você anexe um comprovante de endereço, selecionar o país que você reside (apesar de o Brasil estar lista, caso você escolha o país como opção aparecerá a mensagem abaixo) e aguardar, no meu caso eles pediram até 04 dias úteis para análise dos documentos que eu enviei.

Lembrando que a opção cartão de débito ainda não está disponível para todos os clientes por ser uma aplicação nova. Logo estará disponível aos demais clientes.

Não precisa de convite, mas clicando no link do meu convite para se cadastrar no Transferwise você me ajuda e ainda ganha uma transferência até £500 (quinhentas libras), gratuitamente 🙂

LINK DO CONVITE PARA RECEBER UMA TRANSFERÊNCIA ATÉ £500, TOTALMENTE GRATUITA!

Gostou de como funciona o Transferwise? E a conta Borderless?

Torço para que este post tenha ajudado você de alguma forma!

Me conta nos comentários se você conhece outro meio de transferir dinheiro pra gringa, quero aprender com você!

Abraço apertado e tenha um dia maravilhoso!